sexta-feira, 13 de março de 2009

O Brasil não é um táxi

Este texto não é meu e sim do meu irmão e estou postando aqui porque achei ele bem legal espero que todos gostem!


O Brasil não é um táxi

 

Uma cena comum à minha memória ocorreu na viagem de volta do último feriado: entre a chegada à cidade de São Paulo e o terminal do Tietê, cinco pessoas se aproximaram do motorista e pediram que ele parasse em 5 lugares distintos, de acordo com suas preferências. Conclusão imediata: o ônibus é um táxi.

            Estranhando a veracidade dessa proposição, recorri à redução ao absurdo: se o ônibus é um táxi, ninguém seria tonto de pegar um táxi convencional, que é muito mais caro. Logo, os táxis convencionais não existiriam; mas os táxis convencionais existem, portanto o ônibus não é um táxi.

            Mas então por que as pessoas pensam o contrário? Por que os brasileiros pensam ser a possibilidade do benefício próprio justificativa para a procrastinação de uma meta comum pré-determinada? Deve ser por que moramos em um país que vislumbra um crescimento econômico que nunca chega devido à defesa de interesses de classes e grupos sociais, em detrimento do bem comum da sociedade que constituem. Afinal, por que não se realiza uma reforma previdenciária plena e se evita assim o déficit primário? Porque tal reforma iria contra os interesses do funcionalismo público, o qual conta com um forte lobby no congresso. Ou ainda, por que não ocorre a implementação de uma reforma tributária que coíba a sonegação e baixe a carga fiscal, desonerando o consumo e a produção? Porque, governo após governo, a Situação quer valer-se da máquina pública como artifício de negociação política, seja no senado, seja no Congresso Nacional.

            Ao final de 9 horas terminava a viagem que inicialmente era prevista para 5 horas de duração. É claro que imprevistos como congestionamentos e crises econômicas mundiais ocorrem, mas paradas que só beneficiam alguns, em detrimento do grupo, deveriam ser algo não tolerado por todos nós.

É isso (melhor seria que não fosse).


Autor: Thiago Bronzi

Um minuto uma hora ou uma hora um minuto?

Olá,
pela primeira vez estou postando um texto(curtinho) então...espero que gostem! hehe

Tic-tac
tempo não para
Tic-tac
tempo não dá 5 minutinhos
Tic-tac
ele os toma
Tic-tac
incessante, impaciente
Tic-tac
pontual
Tic-tac
mais meia hora, mostra o relógio
Tic-tac
ainda há tempo
Tic-tac
a relatividade é traiçoeira, invejosa
Tic-tac
quando se vê...
Tic

O que eu tento dizer é: Aproveite cada segundo pois cada segundo é único.