quarta-feira, 24 de junho de 2009

Você é o que lê.

Entendemos até onde compreendemos ,ou seja,interpretamos de maneiras diferentes de acordo com nossa visão de mundo e abrangência .A interpretação para a filosofia pode ser dada de duas maneiras: aquela tida como oficial ,obtida com sucesso por nós leitores quando o autor é eficiente em transmitir seu ponto de vista, e a que processamos de acordo com nosso entendimento.Ambas não podem ser consideradas verdadeiras ou falsas visto que interpretação é dada por aquele que lê.

Durkhéim ,sociólogo de grande nome, já defendia o todo pelas partes afirmando que não era possível estudar somente uma parte do corpo humano se esta não estivesse inserida no nosso corpo.Este princípio pode ser aplicado hoje em dia ,pois é de fundamental importância para a total absorção de um texto a compreensão do contexto em que este está inserido ,ou seja,o meio acaba por intervir nas nossas interpretações. 

Além de Durkhéim ,Max Weber influenciado pelo romantismo alemão acaba elaborando sua teoria da dimensão individual onde vai privilegiar as diversidades entre os indivíduos. Portanto,a bagagem de cada individuo distingue as interpretações feitas a partir de um mesmo texto.

Logo as distintas interpretações são dadas de acordo com a formação da cada leitor, influenciados muitas vezes por culturas diferentes para compreender um mesmo mundo.